VIZELA REGISTA DESCIDA ACENTUADA DE CASOS COVID-19

Depois do Concelho de Vizela ter passado várias fases durante a evolução do surto epidémico COVID-19, e da situação ter sido alarmante há cerca de 15 dias atrás, neste momento, Vizela regista uma descida acentuada do número de casos de COVID-19 no Concelho.

Depois de Vizela ter sido um dos concelhos do País com maior número de incidência de casos COVID, atendendo à escalada do número de infetados por aquela doença, que chegou a 536 casos ativos, na última semana, e de acordo com dados das USF’s, Vizela regista 210 casos ativos, ou seja, pessoas neste momento infetadas com a doença.

De acordo com os dados da ARS Norte, Vizela registou 118 novos casos na última semana, o que representa uma diminuição de 42% em relação à semana anterior, estando agora num índice de 1343,3, ou seja, a incidência de casos nas últimas duas semanas por 100 mil habitantes, caindo para 30.º lugar na lista de municípios com maior número de incidência de casos COVID.

De registar ainda que, de acordo com os dados do ACES do Alto Ave, Vizela regista, desde o início da pandemia, 1990 casos positivos totais e quase duas dezenas de mortes.

Sabemos que estamos num período de cansaço social e desmotivação face à pressão constante e permanente da alteração drástica de hábitos, associado às negativas consequências económicas e sociais, refletindo-se no aumento do desemprego e acentuando as desigualdades sociais, contudo estamos perante um tempo de mudança e é muito importante que todos percebam a complexidade e a exigência deste momento.

Estamos perante um dos períodos mais desafiadores e excecionais da história recente da nossa sociedade, mas é preciso, acima de tudo, que todos assumam uma atitude de responsabilidade social, pelo que a Câmara Municipal apela, mais uma vez à população vizelense, atendendo à forma exemplar como se comportou ao longo dos últimos meses, assim como deu resposta a esta segunda vaga, para respeitar as recomendações das autoridades, em especial o uso obrigatório de máscara, a prática de distanciamento social, a limpeza e desinfeção das mãos e a etiqueta respiratória, para evitar a transmissão da doença na nossa comunidade.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

Apesar destes números animadores, Vizela continua a ser um dos concelhos do País com maior número de incidência de casos COVID, estando sob um conjunto de medidas restritivas decretadas para os concelhos de risco extremamente elevado, pelo que a Câmara Municipal continua a acompanhar com muita preocupação e apreensão o evoluir da pandemia no Concelho.