“Simpósio em Oncologia” no próximo dia 25 de setembro

No âmbito das comemorações dos 50 Anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, o gabinete de psico-oncologia a funcionar na Câmara Municipal de Vizela desde 2013, no âmbito de uma parceria com esta entidade, vai levar a cabo, no próximo dia 25 de setembro, a partir das 14h.30m um “Simpósio em Oncologia”.

O evento decorrerá nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Vizela e contará com as intervenções da Dr.ª Maria Paula Silva, médica na Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto que abordará a temática dos cuidados paliativos e da Dr.ª Eloisa Estela Fernandes, psicóloga na Unidade de Psico-oncologia do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro que falará do trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel de Psico-Oncologia em Vizela.

A moderação estará a cargo do Dr.º João Cocharra, médico na Unidade de Saúde Familiar Novos Rumos do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.

Aberto à comunidade em geral pretende-se desta forma esclarecer algumas questões relacionadas com esta problemática, assim como dar a conhecer as respostas que o Município desenvolve para estes doentes e seus familiares.

De salientar que o Município de Vizela estabeleceu, em 2013, um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, que abarca diversas áreas de intervenção, nomeadamente: o apoio psicológico aos doentes oncológicos e seus familiares, o desenvolvimento de ações no âmbito da Educação para a Saúde, mais especificamente no que diz respeito à prevenção do cancro e à promoção de estilos de vida saudáveis, bem como a realização de ações de solidariedade e recolha de apoios para a luta contra o cancro.

O Município de Vizela reconhece o meritório trabalho desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, principalmente no que concerne ao acompanhamento psicológico de doentes oncológicos e familiares, pelo que pretende mobilizar a sociedade em torno desta celebração e sensibilizar a comunidade para o trabalho desenvolvido no concelho nas áreas da prevenção da doença oncológica e no apoio aos doentes oncológicos e familiares.