Seminário Cidadania Empreendedora passou pela Escola Secundária de Vizela

No âmbito da estratégia de Diálogo Estruturado POLIS, realizou-se no passado dia 17 de dezembro, na Escola Secundária, o seminário Cidadania Empreendedora.

Os Jovens de Vizela tiveram a oportunidade de refletir e dar a sua opinião sobre o tema Cidadania e Empreendedorismo, num seminário que contou com a presença de Dora Gaspar, Vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Vizela, Abílio Costa, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vizela e Rui Correia, assessor da Vereadora Sameiro Araújo da Câmara Municipal de Braga.

O Seminário conseguiu cativar os cerca de 30 alunos e 10 professores que, de uma forma interessada e interventiva, demonstraram todo o seu interesse na temática deste encontro dinamizado por Carlos Santos, da Fundação Bracara Augusta.

O projeto Cidadania Empreendedora insere-se numa estratégia ampla de discussão, regional, nacional e Europeia, como projeto follow-up da estratégia de Dialogo Estruturado POLIS, desenvolvida pela Fundação Bracara Augusta, Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, que congregou os projetos REGIO-POLIS, PT-POLIS, EURO-POLIS e GALICIA-POLIS, no que respeita aos temas da participação dos Jovens, da sua capacitação e discussão do seu futuro através da metodologia do diálogo estruturado.

O Projeto será realizado numa primeira fase, promovendo seminários municipais e intermunicipais junto das diversas estruturas de apoio às políticas juvenis, sejam elas as autarquias e/ou as escolas. Será promovida a participação, o debate e a intervenção de todos os jovens, seguindo a metodologia da educação não formal, nomeadamente através do diálogo estruturado.

O projeto culminará com a realização de um seminário final, reunindo representantes dos vários municípios portugueses (1 jovem e 1 decisor político), que terá lugar no Edifício GNRation, em Braga. No seminário final será usada uma metodologia de trabalho em grupo, através da dinamização de discussão em mesas redondas intermunicipais, sobre os temas afetos ao projeto.