Reunião para o desenvolvimento de ações de cooperação entre Vizela e Caldas de Reis

Na passada terça-feira, 21 de janeiro, celebrou-se na sede da GNP-AECT em Vigo, uma reunião entre o Diretor do GNP-AECT, D. Juan Lirón, a Vereadora de Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Vizela, Dora Gaspar, e o Vereador de Médio Rural, Regime interior e Pessoal do Concello de Caldas de Reis, Manuel González.

Esta reunião teve como principal objetivo avançar no desenvolvimento das ações de cooperação entre Vizela e Caldas de Reis, vinculadas ao projeto “Cultura e Turismo como motor de desenvolvimento local no âmbito da geminação de cidades europeias”, recentemente aprovado e contará com uma subvenção comunitária de 17.000 €.

De destacar que o Município de Vizela é o único município português com uma candidatura aprovada neste âmbito.

As áreas principais de atuação deste projeto são o turismo e o termalismo, a cultura urbana e a criação artística, a juventude, a gastronomia autóctone e a promoção do caminho português a Santiago de Compostela.

É importante destacar que este projeto, impulsionado e apoiado pela GNP-AECT, foi reconhecido e considerado merecedor de uma subvenção europeia. Este importante facto é mais relevante tendo em conta que das 1.697 iniciativas apresentadas, só 353 foram aprovadas em toda a Europa em 2013 e das aprovadas, esta é a única iniciativa luso-galaica, sendo que o Município de Vizela é o único município português com uma candidatura aprovada neste âmbito.

O projeto “Cultura e Turismo como motor de desenvolvimento local” realizar-se-á na cidade de Vizela, no mês de julho, em data ainda a definir.

Câmara Municipal de Vizela

22 de janeiro de 2014