PRESIDENTE DA CÂMARA VISITOU NOVA CRECHE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

No seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social através do programa Vizela + Social, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela visitou hoje as novas instalações da creche da Santa Casa da Misericórdia.

De realçar que as obras se encontram em fase de conclusão, estando prevista a sua reabertura aquando da autorização do Governo para todas instituições do país, o que deverá ocorrer já no dia 1 de junho próximo.

De destacar que a Santa Casa da Misericórdia desenvolve a sua atividade nas áreas da Infância e dos Idosos, dando apoio diariamente a cerca de 440 utentes, e tem vindo a adaptar-se às exigências da sociedade atual no sentido da prestação de serviços diversificados, junto da comunidade local.

A construção de uma nova creche vem ao encontro das necessidades do nosso Concelho, onde as taxas de cobertura ao nível dos equipamentos para a infância, no caso concreto da valência da creche são reduzidas face às necessidades diagnosticadas.

Assim, a construção de raiz de um novo edifício de creche, permitirá o alargamento da rede de equipamentos sociais no concelho, contemplando o alargamento da valência para as crianças das primeiras idades – 3 meses aos 3 anos de idade, onde a Santa Casa da Misericórdia de Vizela propõe a criação de um novo espaço para 126 crianças.

Foi tendo em atenção todas estas razões que a Câmara Municipal de Vizela aprovou, na última reunião do Executivo Municipal, a atribuição de apoio financeiro de €320.000,00 à Santa Casa da Misericórdia de Vizela para a execução de obras de construção de creche, cujo investimento total será de cerca de €900.000,00.

Esta parceria vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.