PRESIDENTE DA CÂMARA VISITOU ESCOLA BÁSICA DE S. PAIO

CÂMARA E JUNTAS DE FREGUESIA PREPARAM ESCOLAS PARA REABERTURA DO ANO LETIVO

No seguimento da renovação do parque escolar edificado que a Autarquia está a levar a cabo durante este mandato, e no decorrer dos acordos de execução de delegação de competências com todas as juntas de freguesia, a Câmara Municipal em coordenação com todas as juntas de Freguesia, encontra-se a preparar a reabertura do próximo ano letivo, através da execução de uma revisão de todos os estabelecimentos de ensino.

Assim, o Sr. Presidente da Câmara, a Vereadora da Educação, e restantes elementos do Executivo, acompanhados pelo Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, visitaram ontem as obras de melhoramento da Escola Básica de S. Paio, nomeadamente a colocação de armários, secretárias e cadeiras recondicionadas, novas portas nos interiores, recuperação das portas exteriores, escadas e corrimões e ainda a pintura exterior do edifício escolar, tendo em vista suprimir a debilidade daquele edifício escolar e assim criar melhores condições para as crianças que frequentam aquela escola.

De realçar que a rede escolar do Município de Vizela é vasta e necessita de intervenções céleres e constantes para manter o nível de qualidade e, desse modo, garantir as condições necessárias ao bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem, pelo que os acordos de execução de delegação de competências com todas as juntas de freguesia garantem uma prestação de serviços de qualidade às suas populações, através de uma utilização racional dos recursos que lhes são disponibilizados.

Quando este Executivo Municipal tomou posse, um dos objetivos fundamentais foi inverter o paradigma no que concerne à relação entre a Autarquia e as escolas do Concelho e que, nos últimos anos criou uma grande clivagem entre escolas totalmente requalificadas e escolas em situações degradantes.

Assim, uma das principais ações nesta matéria foi a elaboração de um diagnóstico com os principais problemas de cada um dos estabelecimentos de ensino, tendo, assim, sido criado o Fundo de Emergência Escolar, com o objetivo de suprir as carências mais significativas e prementes das instalações escolares do Município.

Cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho.