PRESIDENTE DA CÂMARA REUNIU COM GABINETE DE CRISE

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Neste momento, tendo em atenção a evolução da pandemia de Covid-19, e face à Declaração do Estado de Contingência a partir do próximo dia 15 de setembro, a Câmara Municipal encontra-se a preparar o segundo semestre do ano, através da concretização de um novo Plano de Contingência para esta nova fase, definindo medidas preventivas e de acompanhamento da situação evolutiva do COVID-19.

No seguimento da concretização deste Plano, o Presidente da Câmara reuniu esta tarde com o Gabinete de Crise, constituído por representantes da Autarquia, das Unidades de Saúde Familiar do Concelho, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Vizela, das IPSS’S do Concelho e da Delegação de Saúde do ACES do Alto Ave.

Na reunião, que teve lugar na Casa da Cultura, o Presidente da Câmara apresentou a ação da Autarquia nos últimos meses, assim como algumas medidas preventivas, de acompanhamento e monitorização da situação evolutiva no âmbito do combate ao COVID-19. As entidades e instituição presentes na reunião as instituições presentes apresentaram os seus contributos, e fizeram um balanço as medidas adotadas e que ainda virão a adotar no âmbito dos respetivos planos de contingência.

De destacar que nesta fase de preparação do novo Plano de Contingência, a Câmara Municipal reuniu já ontem com os Presidentes de Junta de Freguesia e irá reunir amanhã com os diretores dos Agrupamentos de Escolas.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.