PRESIDENTE DA CÂMARA OUVIDO EM SEDE DA COMISSÃO DE AMBIENTE SOBRE AS DESCARGAS POLUENTES NO RIO VIZELA

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, foi ontem ouvido, em sede da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, sobre as descargas poluentes no Rio Vizela.

Na sessão, o Presidente da Câmara teve a oportunidade de apresentar aos deputados da Comissão uma perspetiva sobre esta problemática que até aqui os mesmos não tinham, tendo sido possível apresentar tudo aquilo que prova que existe poluição no Rio Vizela e que não há qualquer tipo de dúvida de que o principal foco poluidor é a ETAR de Serzedo.

O Presidente da Câmara entregou também a todos os deputados um livro sobre o Rio Vizela, onde é possível constatar que a Câmara Municipal, desde que abandonou o Plano de Ação para a Despoluição do Rio Vizela, tem sido feito mais trabalho e fiscalização, assim como tem sido alcançados mais resultados, uma vez que a Câmara avançou com um plano de fiscalização autónoma, em parceria com a Vimágua, o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, um laboratório químico e uma empresa ao serviço do ambiente, no sentido da identificação das ligações indevidas às redes de água pluvial e de saneamento no Concelho e, nesse sentido, reduzir eventuais focos de contaminação do Rio Vizela.

O Presidente da Câmara considera que esta audição foi categórica, do ponto de vista do conhecimento da realidade da poluição do Rio Vizela, afirmando que esta questão não deve ser vista como partidária, mas sim como uma questão de toda a comunidade vizelense e que esta audição deve ser encarada como um ponto de partida para que se possa resolver em definitivo o problema da poluição do Rio Vizela.

De realçar que, ao longo dos últimos tempos, o Município de Vizela tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para combater, de forma assertiva, quaisquer atos poluidores do Rio Vizela e, assim, alcançar a sua despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.

A Câmara Municipal de Vizela considera que a resolução definitiva para a poluição do Rio Vizela passa pela construção de um emissário que permita a ligação da ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo e que, através do trabalho conjunto entre estas e as melhores condições ambientais para a receção do caudal tratado, sendo necessário assegurar o financiamento necessário para a sua construção, sendo que a Autarquia considera que deve ser o Governo a criar condições financeiras para tal, para que seja definitivamente resolvida esta questão da poluição no Rio Vizela.

Neste seguimento, será entregue em breve na Assembleia da republica a petição pública – SALVEM O RIO VIZELA, a qual pode ser assinada em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=riovizela.

A Câmara Municipal solicitou também a realização de estudo de impacto da poluição do rio Vizela no ecossistema Rio, que está a ser elaborado pela Universidade de Aveiro – Faculdade de Ciências – Biologia.

De destacar ainda, que o Presidente da Câmara Municipal reiterou que, caso não veja uma luz ao fundo do túnel e não seja apresentada uma solução para a presente problemática, a Câmara Municipal vai apelar ao boicote às próximas eleições presidenciais.

A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica e turística do Concelho.