PRESIDENTE DA CÂMARA ASSINOU PROTOCOLO COM GRUPO FOLCLÓRICO DE SANTA EULÁLIA PARA A AQUISIÇÃO DE UMA VIATURA

O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do Grupo Folclórico de Santa Eulália assinaram o protocolo de atribuição de apoio financeiro, de acordo com a deliberação da reunião do executivo municipal de 27 de abril transato.

O protocolo prevê a atribuição de apoio financeiro ao Grupo Folclórico de Santa Eulália para a aquisição de uma viatura para o desenvolvimento da sua atividade regular, através da concessão da transferência de € 25.000,00.

De realçar que um dos objetivos do Município de Vizela é o apoio a entidades de relevante interesse para o Concelho, de forma a proporcionar-lhes meios adicionais para suportar os encargos decorrentes do desenvolvimento das suas atividades.

O Grupo Folclórico de Santa Eulália iniciou a sua atividade em 1984, tendo atualmente cerca de 52 elementos e tem vindo a desenvolver várias atividades de índole cultural, destacando a organização anual do Festival Internacional de Folclore e organiza com o apoio da autarquia o Festival de Folclore “Cidade de Vizela” entre outras atividades relevantes. Este grupo também tem vindo a demonstrar um grande dinamismo de colaboração com a Câmara Municipal, nomeadamente na parceria da organização das Visitas Guiadas, onde é incluída a passagem dos visitantes e turistas pelo seu Centro Etnográfico.

A Câmara Municipal considera o trabalho do Grupo Folclórico de Santa Eulália essencial para a preservação da memória vizelense e de manifestações de cultura popular que fazem parte do património histórico do concelho de Vizela, contribuindo para a existência de uma oferta cultural diversificada a nível municipal.

Assim, e apostando numa política cultural mais transparente e de acordo com os recursos disponíveis, a Câmara considera fundamentais as parcerias com o movimento associativo, contribuindo positivamente para a generalização do acesso à cultura.