INSTALADO NOVO PT – POSTO DE TRANSFORMAÇÃO NO S. BENTO

No âmbito do processo de remodelação da rede de iluminação pública no Concelho, foi instalado pela E-Redes, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, um novo PTD – Posto de Transformação no S. Bento, há muito pretendido, uma infraestrutura fundamental para garantir a qualidade do serviço a todos aqueles que residem nessa zona do Concelho.

As infraestruturas com uma potência conjunta de 250 kVA e com ramais de Média Tensão (MT) de 1100 metros de comprimento, já em funcionamento, foram inauguradas dia 20 de junho com a presença de Victor Hugo Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Nuno Faria, Vereador da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Campilho, Miguel Pinto, João Rego, Vitor Correia, representantes da E-REDES, Jose Armando Branco, Presidente da União de Freguesias de S. Miguel e S. João, e Xavier de Freitas Presidente da Confraria de S. Bento das Peras.

A rede de baixa tensão (BT) na zona foi reforçada numa extensão aproximada de 500 metros, a resultar numa melhor gestão da rede. As obras, que representaram um investimento de cerca de 105 000 euros, vão reforçar a qualidade de serviço na zona, dotar a rede de maior capacidade e resiliência, ficando ainda garantida a disponibilidade de potência para satisfação de novas solicitações de energia elétrica para a crescente dinamização da zona em causa, Santuário de S. Bento das Peras.

Para a E-REDES, este procedimento, em estreita colaboração com o município de Vizela, enquadra-se na sua política de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética, resultante do compromisso que a empresa assumiu com a Autarquia.

De relembrar que a Câmara Municipal se encontra a executar um processo de remodelação da rede de iluminação pública no Concelho, com a instalação de luminárias LED, em substituição das luminárias existentes, estando já concluída a instalação de iluminação LED no centro urbano.

Nesta fase, foram substituídas as luminárias em 16 ruas, num investimento de cerca de 400 mil euros, entre substituição de postes e luminárias, numa perspetiva de harmonização no âmbito do RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, reforçando a qualidade no sentido de padronizar e uniformizar.

De destacar que a Câmara Municipal tem em curso um processo de substituição progressiva das luminárias existentes por luminárias LED no Concelho, em parceria com a E-Redes (antiga EDP), sendo que, do total de luminárias existentes no concelho (5860), 4832 são já luminárias led, faltando apenas substituir 1028.

De destacar que, quando este Executivo assumiu funções, das 5860 luminárias existentes no Concelho, apenas 36 eram luminárias Led, sendo que neste momento já estão colocadas mais de 80% de luminárias Led, sendo objetivo alcançar os 100% até ao final do mandato.

Com a substituição total das luminárias existentes através da instalação de luminárias LED em todo o Concelho, objetivo da Câmara Municipal é efetuar uma poupança dos consumos e da fatura energética do Município, mas, acima de tudo, contribuir para a sustentabilidade ambiental, através da redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera

A título de exemplo, o PT da Praça do Município, com a instalação da iluminação Led teve uma redução no consumo de 71.42%, passando de 1782 kwh para 509 kwh.