INICIATIVA LIVRO EM CASA ENTREGA LIVROS AO DOMICÍLIO

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pela Presidência do Concelho de Ministros, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e adotou, ainda, um conjunto de medidas excecionais com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente no combate ao surto, no estímulo à recuperação económica e na proteção social.

Nesse seguimento, e tendo em atenção que as circunstâncias atuais de isolamento social devido ao surto do COVID, obrigaram a Biblioteca Municipal de Vizela a encerrar, e numa lógica de reinvenção dos seus serviços, de forma a manter-se próxima dos seus utilizadores, a Biblioteca Municipal de Vizela lança a iniciativa Livro em Casa.

Assim, a partir de segunda feira, dia 27 de abril, a Biblioteca Municipal de Vizela começa a efetuar empréstimo e entregas de livros ao domicílio a todos os utilizadores, a fim de suavizar o impacto do isolamento social imposto pelo estado de emergência.

Esta iniciativa destina-se a leitores residentes no concelho de Vizela e inscritos na Biblioteca Municipal. Caso ainda não seja leitor e queira usufruir deste serviço, deve contactar a Biblioteca via email ou telefone.

Cada utilizador pode requisitar até 5 livros, 2 jornais e revistas, 3 filmes e 2 jogos, sendo o prazo de um mês, para todos os documentos.

Os documentos (livros, jornais e revistas, filmes, jogos) podem ser solicitados através da linha de apoio municipal Covid-19 – 800 104 100, entre as 09.00h e as 17.00h, pelo email livroemcasa@cm-vizela.pt.

Os pedidos devem conter a indicação dos títulos, número de leitor e local de entrega dos itens requisitados (dentro dos limites do Concelho).

As novidades do fundo documental da Biblioteca Municipal de Vizela podem ser consultadas na página https://www.facebook.com/rededebiliotecasdevizela, nos álbuns Novidades Infantis e Novidades Adultos.

Ainda no âmbito do Projeto ‘Livro na mão sem pagar um tostão’, que tem como objetivo adequar a coleção da biblioteca às necessidades de informação/ formação / recreação da comunidade que serve, caso os vizelenses tenham alguma necessidade ou sugestão de livro que não faça parte das estantes da biblioteca, então devem enviar a sua sugestão, para que a Câmara Municipal faça a aquisição da obra.

Após o pedido do documento, é verificada a sua existência e disponibilidade. Se o documento existir e estiver disponível, o leitor será contactado para combinar a sua entrega. Se o documento não existir ou não estiver disponível, serão sugeridos outros documentos em alternativa.

As entregas e recolhas são efetuadas às segundas, quartas e sextas e a em hora combinada de comum acordo.

Todos os procedimentos deste processo cumprirão todas as regras de segurança impostas pelas medidas de proteção COVID-19, sendo que os livros serão entregues num saco, livres de contato humano no seu manuseamento, e após a devolução dos livros, estes entrarão em quarentena durante 30 dias e serão higienizados.

De realçar que a Biblioteca Municipal de Vizela tem também realizado várias iniciativas através do programa Cultura Cá de Casa, um programa de atividades através da página do Facebook da Autarquia, com divulgação de várias atividades #ficaemcasa, como ciência, formação, leitura, escrita, contos, poesia, música, gastronomia.