INAUGURAÇÃO DA ZONA DE LAZER DE APOIO AOS PASSADIÇOS A 21 DE SETEMBRO

No seguimento da maior intervenção de sempre no Parque das Termas, inaugurada no passado mês de agosto, encontra-se em fase de conclusão a primeira fase da Zona de Lazer de apoio aos Passadiços, na Marginal Ribeirinha, cuja inauguração terá lugar no próximo dia 21 de setembro, pelas 16.00h.

Esta zona, que se localiza imediatamente antes da entrada nos Passadiços na zona da Marginal Ribeirinha, traduz-se num espaço dotado de zonas de ensombramento com mesas e bancos de apoio para piqueniques, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, uma infraestrutura de apoio (sanitários e chuveiro) e espaços verdes.

Numa segunda fase, que estará concluída no próximo ano, será ainda executada uma nova plataforma, semelhantes à da praia fluvial de S. Paio. com repuxos de água e zona de palhotas e espreguiçadeiras.

De realçar que os Passadiços de Vizela são o novo atrativo turístico do Concelho, uma nova infraestrutura com um extraordinário potencial turístico, não apenas para o nosso Concelho, mas para toda a Região e do País, e que tem recebido, semana após semana, a visita de milhares de pessoas.

Assim sendo, cumpre continuar a aposta na melhoria desta infraestrutura, apostando, não apenas na melhoria da qualidade de vida dos vizelenses do ponto de vista da natureza ambiental, desportiva e lúdica, mas também no desenvolvimento sustentado do turismo do nosso Concelho.

De realçar que os Passadiços de Vizela consistem num percurso pedonal de 6 km, em estrutura em madeira com iluminação led, com 4 travessias e diversas zonas de descanso, com três trajetos distintos: urbano, rural e florestal, tendo como objetivo a integração dos diversos espaços existentes ao longo de todo o percurso, promovendo a reformulação/recuperação de um espaço imprescindível à qualidade de vida de todos os Vizelenses, assim como de promoção do Concelho do ponto de vista turístico.

Esta obra vem no seguimento da política de investimento municipal e resultou da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de sensivelmente 1 800 000,00€, com um reforço de comparticipação de cerca de 300 000,00€, perfazendo o total de apoio de praticamente 1 600 000,00€.

De salientar que a concretização deste projeto irá também contribuir para continuar o processo de despoluição do Rio Vizela, no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, no sentido de devolver definitivamente o Rio Vizela aos vizelenses.

Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses, assim como para consolidar Vizela enquanto destino turístico.