Gabinete de Inserção Profissional (GIP)

O Gabinete de Inserção Profissional é um espaço criado a partir de uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal de Vizela, com o objetivo de proporcionar à população jovem e adulta do concelho um apoio na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O GIP coloca ao dispor dos seus utentes intervenções especializadas em diferentes âmbitos:

Informações sobre ofertas de emprego/estágio ou formação

• Está desempregado, à procura do 1º emprego ou em busca de novo emprego?
• Gostaria de realizar um estágio?
• Gostaria de ser informado sobre ofertas de emprego disponíveis?
• Está interessado em frequentar um curso de formação profissional?
Em colaboração com o IEFP, o GIP da Câmara Municipal de Vizela disponibiliza junto dos seus utentes, informação atualizada no que diz respeito a ofertas de emprego/estágio e formação profissional, fazendo uma correspondência entre o perfil dos utentes e a respetiva oferta profissional ou formativa.

Técnicas de procura de ativa de emprego
• Tem um curriculum vitae bem elaborado e atualizado?

• Sabe redigir uma carta de apresentação?
• Sabe como responder a um anúncio de oferta de emprego?
• Sabe como comportar-se numa entrevista de emprego?
• Para além da inscrição no Centro de Emprego, que outras estratégias conhece para facilitar a procura de emprego?
Uma atitude dinâmica, ativa e positiva é fundamental para um plano de procura de emprego coerente e empenhado. Dominar as técnicas de procura de emprego faz parte integrante desta atitude, pelo que o GIP disponibiliza ajuda especializada, com o objetivo de dar aos seus utentes estas competências.

Esclarecimento sobre programas específicos de formação ou emprego
• Gostaria de frequentar um estágio profissional?
• É portador de algum tipo de deficiência?
• Gostaria de obter uma certificação profissional das suas competências?
• Não tem a escolaridade obrigatória?
• Sabe o que é um RVCC?
O GIP disponibiliza-lhe informação detalhada sobre cada uma destas situações, encaminhando-o para o (s) programa (s) de emprego ou formação mais adequados à sua situação.

Recolha de ofertas de emprego por parte de empresas ou particulares
• Precisa de contratar alguém para a sua empresa ou para lhe prestar um serviço?
• Tem conhecimento do programa Estágios Profissionais?
• Tem conhecimento dos programas de Apoios à Contratação?
• Sabe que há apoios para formação na sua empresa?

O GIP disponibiliza os seguintes serviços às empresas:
– Divulgação das ofertas de emprego ou estágio oferecidas pelas empresas e instituições da região.
– Encaminhamento ou pré-seleção de candidatos cujo perfil se adequa ao pretendido pela empresa, em colaboração com o IEFP.
– Informação e apoio relativo a programas de emprego promovidos pelo IEFP (estágios profissionais, Contratos Emprego-Inserção, inserção de cidadãos com deficiência, entre outros).
Envie-nos a sua oferta de emprego

Destinatários:
Jovens à procura do 1º emprego

Desempregados à procura de novo emprego e/ou de reconversão profissional
Ativos em risco ou não de desemprego
Faça a sua inscrição no GIP

Local de funcionamento:
Instalações do Serviço Local da Segurança Social
Rua Ferreira Caldas, 1ºandar
4815-431 S. João Vizela
Tel/Fax: 253 585 006
E-mail: gip@cm-vizela.pt

Freguesias Abrangidas
S. Miguel
Infias
Tagilde

Horário:
2ª a 6ª feira:
Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Sites úteis de pesquisa de emprego

www.expressoemprego.pt
Todos os sábados, uma lista atualizada de ofertas de emprego a nível nacional, a maioria para quadros médios e superiores de empresas, publicadas no Jornal Expresso. Contém também informações úteis para técnicas de procura de emprego, informação sobre profissões, notícias e fóruns.

www.net-empregos.com
Todos os dias, dezenas de ofertas de emprego a nível nacional em diversas áreas: comercial, serviços, tecnologias, etc.

www.superemprego.pt
Diariamente, uma atualização de ofertas a nível nacional, para as áreas de Grande Consumo e Distribuição; Tecnologias de Informação e Informática, Ensino e Formação; Marketing e Publicidade, Banca e Seguros e Telecomunicações.

www.empregosmanager.pt
O Empregos Manager é um portal de anúncios de emprego e formação em Portugal e no estrangeiro. O candidato tem possibilidade de elaborar um CV Online e de receber alertas instantâneos de emprego após ativar a ferramenta “Olheiro”.

www.ofertas-emprego.com
O ofertas-emprego.com é um projeto que pretende divulgar Ofertas de Emprego em Portugal. Todas as ofertas de emprego listadas são gratuitas, tanto para particulares como para empresas.

www.best-empregos.com
Disponibilizar gratuitamente aos candidatos a emprego e às empresas uma plataforma de excelência para procurar e anunciar emprego.

Empresas de recursos humanos – disponibilizam os serviços de recrutamento e seleção, outsourcing, trabalho temporário, call-center, entre outros. Na maioria dos casos, contém grande número de ofertas a nível nacional, sendo possível o registo do utilizador e a elaboração de currículos on-line.

www.adecco.pt
www.select.pt
www.vedior.pt
www.manpower.pt
www.forumseleccao.pt
www.flexilabor.pt

Aicep Portugal Global, E.P.E.

A aicep Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.
Resultado da fusão, em 2007, entre a API (Agência Portuguesa para o Investimento) e do ICEP (Instituto do Comércio Externo de Portugal), a AICEP tem como principais atribuições promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua actividade exportadora, captar investimento estruturante e promover a imagem de Portugal com iniciativas criadoras de valor para o nosso país.