FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS REGRESSAM À MESA DOS RESTAURANTES VIZELENSES ESTE FIM DE SEMANA

No seguimento da estratégia de dinamização do Concelho, essencialmente para criar Vizela como destino turístico, a Câmara Municipal de Vizela e a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal promovem a iniciativa Fins de Semana Gastronómicos de Vizela, este fim de semana, dias 13, 14 e 15 de outubro. estando em destaque o Bacalhau à Zé do Pipo, prato representativo da história e da qualidade gastronómica de Vizela, e o Bolinhol, e de inegável valor patrimonial, único em Portugal e vencedor do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, bem como os vinhos verdes produzidos em território vizelense, vencedores de prémios a nível nacional e internacional.

São muitos os restaurantes no concelho de Vizela que têm presente nos seus menus estas iguarias, sendo que em www.vizela.pt/bacalhau poderá ser consultada a listagem completa dos aderentes ao prato identificativo da gastronomia vizelense.

De destacar que, no seguimento da nova estratégia de consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, a Câmara Municipal implementou o prato típico, o Bacalhau à Zé do Pipo, um prato com história em Vizela e hoje um elemento de elevada relevância na promoção da gastronomia vizelense e que fará parte da ementa deste fim de semana.

Como sobremesa, não poderia faltar o Bolinhol de Vizela, recentemente eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, um doce único em Portugal e um ícone da gastronomia e da cultura vizelense, legado de várias gerações.

De realçar que a gastronomia vizelense se traduz num dos pontos fundamentais do Plano Municipal de Turismo, numa aposta num triângulo dourado de sabores, sempre tendo por base aquilo que faz parte da identidade do nosso Concelho: o bolinhol, o vinho verde e o bacalhau.

Assim, com a dinamização desta iniciativa dos fins de semana gastronómicos em Vizela, a Câmara Municipal pretende que, nos muitos restaurantes do Concelho, os visitantes possam desfrutar de refeições que são autênticas experiências da gastronomia local, potenciando ao mesmo tempo, dinâmicas que permitam a consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela enquanto destino turístico, divulgando os segredos de um vale recheado de saberes, sabores e tradições.