CPCJ de Vizela promove Programa “Quem Manda Aqui”

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de levou a cabo, Vizela durante o mês de janeiro e fevereiro, mais uma edição do Programa “Quem Manda Aqui”, em parceria com GNR de Vizela.

À semelhança dos anos anteriores, o programa foi dinamizado junto dos alunos do 3º ciclo de escolaridade, dos Agrupamentos de Escolas de Infias e Vizela e do Colégio Vizela.

O tema selecionado para este ano prendeu-se com o uso e consumo de drogas, procurando ir ao encontro das problemáticas reconhecidas nos projetos educativos dos estabelecimentos de ensino, sendo desejável e fundamental promover ações que visem a prevenção de comportamentos de risco junto das crianças e jovens.

A edição deste ano do programa “Quem Manda Aqui” teve como objetivos primordiais a reflexão sobre a problemática das drogas, alertando para as consequências legais e sociais do fenómeno, promovendo nos alunos competências de gestão de comportamento e assertividade, bem como escolhas e comportamentos responsáveis e saudáveis.

O programa levou a cabo dois tipos de atividades: o visionamento, análise e reflexão de um documentário e, posteriormente, a visita às instalações da GNR Vizela.

Para a efetivação do programa, A CPCJ contou com a colaboração da representante do Ministério da Educação e Ciência, Conceição Ribeiro, com o elemento cooptado, psicóloga Marta Araújo, e com a equipa de programas especiais da GNR, a Escola Segura. A Câmara Municipal assegurou os meios logísticos para o transporte dos alunos.

Pelo impacto e aceitação positiva que o programa tem vindo a manifestar junto dos alunos, professores e pais, é uma iniciativa à qual se pretende dar continuidade. A articulação da CPCJ com as escolas tem vindo a ser muito próxima e produtiva, havendo um trabalho efetivo de colaboração entre as entidades, cujo principal foco é a proteção das crianças e jovens do Concelho.

Câmara Municipal de Vizela

26 de fevereiro de 2014