CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL DE VIZELA APROVOU CANDIDATURAS AO PARES 3.0 APRESENTADAS PELA AIREV E SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

O Conselho Local de Ação Social reuniu esta semana em sessão plenária, por videoconferência, onde, para além de outros pontos da ordem de trabalhos, apreciou e aprovou as candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) 3.0, apresentadas pela Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV), e pela Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

O projeto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela foi apresentado pelo Provedor, Avelino Pinheiro, tratando-se do projeto localizado no Instituto Silva Monteiro, S. Paio de Vizela, que integra as respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, estando abrangidos 59 utentes em ERPI, 30 em Centro de Dia e 40 Serviço de Apoio Domiciliário. Este projeto representa um investimento de €1.850.000,00 e vai criar 45 postos de trabalho.

O projeto da AIREV foi apresentado por Sara Santos e diz respeito à construção de raiz num terreno contiguo às instalações atuais, ou seja, União de Freguesias Caldas de Vizela (S. João e S. Miguel), que integra dois CAO (Centro de Atividades Ocupacionais), com capacidade para 30 utentes em cada um e um Lar Residencial com capacidade para 30 utentes. Este projeto representa um investimento de €2.349.000,00 e vai criar 49 postos de trabalho.

O Presidente da Câmara enalteceu as duas candidaturas apresentadas e a sua importância do ponto de vista social para o Concelho de Vizela, pelo facto de garantir o reforço das respostas sociais no Concelho, aumentando a taxa de cobertura em lar, centro de dia, apoio domiciliário e CAO.

Victor Hugo Salgado referenciou ainda a importância das candidaturas ao PARES, tendo em consideração que estas garantem os acordos de cooperação com as referidas instituições e, respetivamente, o seu funcionamento futuro.

Na reunião, o Edil salientou ainda o papel fundamental que as IPSS’s têm desempenhado no combate ao surto de Covid-19, assim como na prevenção de situações críticas.

Por último e não menos importante, de realçar que a área social é muito relevante, não apenas pela sua importância enquanto atividade fulcral em qualquer concelho, mas também do ponto de vista complementar e indireto, de criação de postos de trabalho, assim como na capacidade de dar resposta e apoio às famílias dos utentes.

Na reunião do Conselho Local de Ação Social foi ainda reforçada a importância dos parceiros terem uma postura ativa e proativa na rede social de Vizela, trabalhando numa parceria efetiva, assim como foi definido um sistema de informação e comunicação entre parceiros para que a informação possa ser facilmente disseminada, promovendo condições facilitadoras do funcionamento em rede.

Na reunião foi também discutida a votada a constituição do Núcleo Executivo de Vizela, assim como a integração dos novos parceiros no CLAS da rede social de Vizela.

Da ordem de trabalhos foi ainda aprovada a prorrogação do Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social de Vizela atual para o ano de 2021, assim como foram definidos a saúde e o emprego como os dois eixos de intervenção, da Rede Social de Vizela, para o ano de 2021, tendo sido criados grupos de trabalho, de acordo com os eixos de intervenção definidos.

De realçar que a dinamização da rede social de Vizela vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho, sempre com o objetivo de criar uma Vizela + Social.