CENTRO DE RASTREIO MÓVEL COVID-19 “DRIVE THRU” NA MARGINAL RIBEIRINHA

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, a Câmara Municipal, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Assim, e estando agora reunidas as condições para a instalação de um centro de rastreio “drive thru” no nosso Concelho, atendendo à escalada do número de infetados por aquela doença, com indicadores que nos colocam como um dos concelhos mais afetados do País e numa das regiões mais afetadas de Portugal, a Câmara Municipal de Vizela, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal, vai criar um centro de rastreio “drive thru” para despistagem da Covid-19 no Concelho de Vizela.

Assim, e depois de reunião com a empresa responsável pela instalação do centro e tendo em atenção as necessidades técnicas, foi decidido que o centro de rastreio móvel COVID-19 “drive thru” será instalado na Marginal Ribeirinha, mais precisamente no parque em frente ao edifício do Castelo.

A instalação deste equipamento vai permitir aumentar a capacidade de testagem no concelho e, desta forma, um maior controlo da pandemia por parte das entidades de saúde.

O rastreio começará a ser efetuado na semana de 16 a 20 de novembro, sendo que a partir da próxima semana, o parque de estacionamento será encerrado para a montagem de toda a logística adstrita à instalação do centro de rastreio “drive thru”.

De destacar que o centro de rastreio “drive thru” destina-se a cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem não possuir esta prescrição pode requerer o exame assumindo os custos inerentes à sua realização. Em qualquer das situações, os cidadãos deverão fazer a sua marcação obrigatória através do contacto 220 125 001.

Os testes serão realizados em modelo “drive thru”, onde os cidadãos não necessitam sair do carro para efetuar o diagnóstico, sendo depois os resultados enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de saúde pública.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.