CEMITÉRIOS ABERTOS NO DIA DE TODOS OS SANTOS

Tendo em atenção que se aproxima uma data de grande simbolismo, o Dia de Todos os Santos, a Câmara Municipal concertou com os presidentes de junta de e párocos de todas as freguesias do Concelho uma posição unânime, para que os cemitérios possam estar abertos durante todo o dia no próximo dia 1 de novembro.

Nesse dia, não haverá a tradicional romagem aos cemitérios em nenhuma das freguesias e qualquer cerimónia que possa ser efetuada por cada uma das paróquias, será feita nas respetivas igrejas, acautelando o cumprimento de todas as normas de segurança.

De realçar que a Câmara Municipal irá colocar nas entradas dos cemitérios de todas as freguesias, dispensadores de álcool gel, apelando desde já mais uma vez à população vizelense para respeitar as recomendações das autoridades, efetuando as suas visitas ao cemitério ao longo de todo o dia e de forma desconcentrada.

A Câmara Municipal de Vizela e as Paróquias pretendem com esta medida, trazer à população a possibilidade de venerar os seus falecidos, reforçando, contudo, que pode representar um risco, pelo que apela aos vizelenses para respeitar as recomendações das autoridades, em especial a prática de distanciamento social e o uso de máscara, para evitar a transmissão da doença na nossa comunidade.

Estamos perante um tempo de mudança. É importante que todos percebam a complexidade e a exigência deste momento e que, havendo possibilidade de uma reincidência de casos de infeção, é preciso, acima de tudo, que todos assumam uma atitude de responsabilidade social.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.