CÂMARA PROMOVEU REUNIÃO DE COORDENAÇÃO E SEGURANÇA PARA A VIZELA ROMANA

A Câmara Municipal promoveu um briefing de segurança no âmbito do Plano coordenação para a Vizela, Romana, com vista a dar resposta à realização deste evento, marcado para este fim de semana em Vizela.

Os Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal são documentos que, pela sua natureza visam regular o planeamento, a organização e a coordenação dos diversos agentes de proteção civil e de todas as entidades com missões de apoio envolvidas durante o decorrer do evento, para no caso de ocorrer alguma situação anómala e inusitada, à qual necessite a sua intervenção, o tempo de resposta e de ação seja minimizado ao indispensável à reposição da normalidade. Caraterizam-se como sendo instrumentos de gestão operacional que visam responder a situações excecionais durante o período de realização de um evento.

Na reunião foram discutidas medidas de segurança do evento com os agentes envolvidos, Câmara Municipal de Vizela, Associação Comercial e Industrial de Vizela, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Vizela, e Proteção Civil Municipal.

Na reunião foram definidos os cortes de trânsito, posicionamento de meios e todas as restantes medidas de segurança a decorrer durante o evento, contando com a presença de todos os agentes envolvidos.

No decorrer da Vizela Romana irão existir constrangimentos no trânsito, nomeadamente na zona circundante à Praça da República e no trajeto dos desfiles. Assim, nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 16H00 às 02H00, haverá encerramento de trânsito nas seguintes vias:

– Praça da República,

– Rua Dr. Alfredo Pinto, a partir das 12H00,

– Rua Dr. Pereira Caldas e acesso do Fórum Vizela,

– Rua António Pereira da Silva, (no troço que liga à Praça da República),

– Avenida Abade de Tagilde (no troço que liga a Rua 11 de julho à Praça da República).

O trânsito estará ainda sujeito a condicionamento durante os desfiles dos Romanitos e da Vizela Romana:

– 7 de junho, sexta-feira, das 17H00 às 19H00 – Rua Dr. Abílio Torres, entre Ponte D. Luís e a Rotunda do Povo de Vizela;

– 8 de junho, sábado, das 21H00 às 22H00 – Rua Dr. Abílio Torres, entre Ponte D. Luís e a Rotunda do Povo de Vizela.

Importa acrescentar que foi ainda acautelada a passagem do Lés a Lés pelo nosso Concelho, no decorrer da Vizela Romana, no sábado, dia 8 de junho, entre as 16.00h e as 19.00h, tendo em atenção que esta iniciativa irá colocar em circulação cerca de 1500 motas no centro urbano e na Marginal Ribeirinha.