CÂMARA MUNICIPAL TESTA ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS ANTES DO INICIO DAS AULAS

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pela Presidência do Conselho de Ministros, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e adotou, ainda, um conjunto de medidas excecionais com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente no combate ao surto, no estímulo à recuperação económica e na proteção social.

Entretanto, e decorrente da intenção do Governo de avançar com um programa de ‘desconfinamento’ progressivo, nomeadamente o regresso às aulas dos alunos do 11.º e 12º anos, já no próximo mês de maio, a Câmara Municipal de Vizela vais realizar testes serológicos a todos os alunos do 11.º e 12º anos, professores e funcionários das escolas do Concelho de Vizela, no primeiro dia de aulas.

O objetivo desta medida é criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e desta forma evitar a propagação, entre a comunidade escolar e por sua vez as suas famílias.

Para além da realização destes testes, a Câmara Municipal vai também distribuir máscaras comunitárias a professores, alunos e funcionários das escolas, confecionadas por empresários do Concelho de Vizela e certificadas pelo CITEVE, atuando essencialmente como medida preventiva e minimizando a propagação do vírus.

De destacar que esta é uma medida que integra o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas que visam assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, sem prejuízo de, em face da sua avaliação e da evolução do surto epidémico, as mesmas poderem ser revistas, intensificadas ou revogadas, consoante se revelem necessárias para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela.