CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE CONCURSO CRIATIVOS DO PATRIMÓNIO – MINHO

Entre junho e outubro de 2022 irá decorrer o concurso “Criativos do Património”, abrangendo quatro regiões do país, nomeadamente Minho, Douro, Oeste e Médio Tejo, sendo que na região do Minho a entidade organizadora é a Câmara Municipal de Vizela.

O anúncio dos vencedores do Concurso “Criativos do Património Minho’ terá lugar no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, no Município de Vizela.

Esta é uma competição dirigida a jovens com idades compreendidas entre 16 e 24 anos e permitirá aos vencedores a integração num painel de produtores e realizadores de renome que participam no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo.

O objetivo principal da mesma é estimular a produção de filmes com recurso à literacia digital e à criatividade dos mais jovens, promovendo assim novos talentos, tendo como fim a valorização do património material ou imaterial do Minho.

Podem candidatar-se todos os jovens, residentes ou não na região do Minho, mas que obrigatoriamente estejam a frequentar o ensino profissional, secundário ou superior na região do Minho, devendo estes fazer prova de matrícula no estabelecimento de ensino que frequentam.

A iniciativa “Criativos do Património – Minho” incluirá quatro momentos sequenciais, como sessões gratuitas de master class entre junho e julho com a mentoria de cineastas vencedores do Festival ART&TUR nas suas últimas edições, e com atribuição de diplomas; criações autónomas de jovens criativos entre agosto e setembro; entrega de Prémios aos vencedores da região Minho, em Vizela, no dia 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo e por fim a apresentação do vencedores a nível nacional do “Criativos do Património 2022” na Gala de Prémios do Festival ART&TUR, a 28 de Outubro, em Ourém.

Para os três primeiros classificados na eliminatória “Criativos do Património – Minho” os prémios são de 500 euros para o primeiro classificado, 300 euros para o segundo classificado e 200 euros para o terceiro classificado.

O regulamento pode ser consultado, assim como as inscrições podem ser efetuadas, até 20 de Junho, em https://tourfilm-festival.com/criativos-do-patrimonio/.