CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA REÚNE COM COMERCIANTES DO CONCELHO

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pela Presidência do Concelho de Ministros, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e adotou, ainda, um conjunto de medidas excecionais com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente no combate ao surto, no estímulo à recuperação económica e na proteção social.

Entretanto, e decorrente da intenção do Governo avançar com um programa de ‘desconfinamento’ progressivo, já no próximo mês de maio, a Câmara Municipal de Vizela encontra-se já a preparar esta reabertura, implementando um conjunto de medidas e criando condições para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade.

Assim, e depois das reuniões já realizadas com os Presidentes de Junta, com o gabinete de crise que integra representantes da Autarquia, das Unidades de Saúde Familiar do Concelho, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Vizela, das IPSS’S do Concelho e da Delegação de Saúde do ACES do Alto Ave.

Entretanto, a Câmara Municipal vai reunir já amanhã, dia 29 de abril, pelas 10.00h, com os empresários representantes da indústria do Concelho, sendo que a reunião contará com a participação de um representante do IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação.

Para além desta reunião, e apesar da Câmara Municipal de Vizela já ter reunido com a ACIV – Associação Comercial e Industrial de Vizela, em representação dos comerciantes de Vizela, consideraram estas duas entidades ser importante realizar uma reunião aberta a todos os comerciantes, que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 30 de abril, pelas 10.30h, contando com os comerciantes, representantes do pequeno comércio local, restauração e serviços.

Estas reuniões têm como objetivo fundamental efetuar um ponto de situação atual, face às dificuldades decorrentes do surto epidémico do coronavírus, assim como discutir novas medidas de retoma económica.

Porque a Câmara Municipal gostaria que estas reuniões fossem o mais abrangentes possível, a Autarquia apela a todos os empresários e comerciantes que queiram participar nestas reuniões, que terão lugar por videoconferência, que remetam o seu contacto e respetiva conta de e-mail para:

A implementação destas novas medidas resulta num reforço das já implementadas pela Autarquia, com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no Concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.