CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA REFORÇA ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO EM 3,3 MILHÕES DE EUROS

Vizela recebeu ontem a visita da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, para a cerimónia de assinatura do aditamento ao Acordo de Colaboração, no âmbito do 1.º Direito, e a entrega de 8 habitações sociais, inseridas na Estratégia Local de Habitação de Vizela.

De realçar que este aditamento ao Acordo de Colaboração, no âmbito do 1.º Direito redefine a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do programa 1.º Direito de 90 para 130 famílias e 276 pessoas (sendo 8 habitações relativas a reabilitação por parte dos privados), e prevê um investimento total de 11.234.368,00€, sendo 10.441.368,00€ de acordo com a programação financeira constante do Acordo, acrescido de 793.000,00€ de financiamento direto a privados.

O aditamento ao acordo foi ontem assinado no Auditório Municipal Francisco Ferreira, entre o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, e a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias e depois homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, destacou o exemplo da Câmara de Vizela na execução da sua Estratégia Local de Habitação ‘porque o Município definiu a Habitação como prioridade”, acrescentado que Vizela “deve ser dos municípios que mais rapidamente executa a sua Estratégia Local de Habitação”.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, agradeceu a total disponibilidade da Ministra da Habitação e do IRHU para a alteração à Estratégia Local de Habitação, num aumento muito expressivo, quando comparado com a Estratégia apresentada em 2021, resultado de uma adaptação ás atuais necessidades do Concelho, fruto de um aumento significativo de inscrições para habitação social nos últimos anos.

Seguiu-se depois a visita e entrega de oito habitações sociais, uma na União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel/S. João, e 7 na União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, a oito famílias com carências habitacionais e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.