CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA DISTRIBUI MÁSCARAS E VISEIRAS PELO COMÉRCIO LOCAL

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pela Presidência do Concelho de Ministros, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e adotou, ainda, um conjunto de medidas excecionais com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente no combate ao surto, no estímulo à recuperação económica e na proteção social.

Entretanto, e decorrente da intenção do Governo avançar com um programa de ‘desconfinamento’ progressivo, já no próximo mês de maio, a Câmara Municipal de Vizela encontra-se já a preparar esta reabertura, implementando um conjunto de medidas e criando condições para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade.

Assim, e porque o comércio local será das primeiras atividades a retomar a atividade, a Câmara Municipal considera fundamental assegura o bom funcionamento deste setor dentro do contexto atual.

Assim, a Autarquia, em articulação com a ACIV-Associação Comercial e Industrial de Vizela, vai distribuir aos comerciantes, 2000 máscaras comunitárias, laváveis até 20 vezes, certificadas pelo CITEVE, confecionadas e oferecidas por empresários do Concelho de Vizela, nomeadamente as empresas Polopique e a Calvelex nas pessoas de Luís Lopes Guimarães e César Araújo, a quem antecipadamente a Câmara Municipal desde já agradece.

As máscaras vão ser distribuídas a partir da próxima segunda-feira e podem ser levantadas nas instalações ACIV, atuando essencialmente como medida preventiva e minimizando a propagação do vírus.

A Câmara Municipal de Vizela vai também oferecer viseiras de proteção a todos os comerciantes, custeadas pela própria Autarquia como medida, não apenas de apoio ao comércio local, mas acima de tudo, como medida preventiva para minimizar a propagação do vírus.

A distribuição de máscaras e viseiras de proteção pelo comércio, para além de ser uma medida relevante do ponto de vista da saúde pública, trata-se, acima de tudo de uma ação de sensibilização para o uso da máscara, principalmente por aqueles que atendem diretamente o público, de forma a que se consciencializem dos cuidados a ter e das medidas de proteção a adotar, no sentido de retomar com segurança a atividade económica perante o contexto atual e dentro da normalidade possível.

A implementação destas novas medidas resulta num reforço das já implementadas pela Autarquia, com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no Concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições.

De destacar que esta é uma medida que integra o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas que visam assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, sem prejuízo de, em face da sua avaliação e da evolução do surto epidémico, as mesmas poderem ser revistas, intensificadas ou revogadas, consoante se revelem necessárias para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela.