CÂMARA MUNICIPAL AVANÇA PARA SEGUNDA RONDA DE TESTES NO LAR DE SANTA EULÁLIA

A Câmara Municipal entregou ontem os primeiros testes serológicos no Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, onde serão testados todos os utentes, colaboradores, assim como as crianças das creches que irão regressar já no próximo dia 18 de maio. Para além dos testes, a Autarquia entregou ainda todo o material médio de apoio necessário à execução dos testes em segurança. A realização destes testes será executada de acordo com o protocolo médico definido e pelos profissionais de saúde internos de cada uma das IPSS’s.

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, responsável pela doença COVID-19, o Município de Vizela, em consonância com as diretrizes decorrentes do Estado de Emergência Nacional, implementou, ao longo dos últimos meses, um conjunto de medidas excecionais de ordem preventiva e restritiva, com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente para combater o surto e evitar a transmissão da doença na comunidade, assim como estimular a recuperação económica e assegurar a proteção social.

NesSe sentido, e no seguimento do Plano de Desconfinamento do Governo no âmbito do combate à pandemia, o Município de Vizela encontra-se a implementar um conjunto de medidas de reforço e apoio direto à população, tendo em vista uma reabertura gradual e faseada do confinamento que deverá ser prudente e progressiva e, acima de tudo, dentro dos possíveis protegida, criando condições para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal entregou ontem os primeiros testes serológicos no Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, onde serão testados todos os utentes, colaboradores, assim como as crianças das creches que irão regressar já no próximo dia 18 de maio. Para além dos testes, a Autarquia entregou ainda todo o material médio de apoio necessário à execução dos testes em segurança.

A realização destes testes será executada de acordo com o protocolo médico definido e pelos profissionais de saúde internos de cada uma das IPSS’s.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela já havia realizado no final do mês de março testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19 a todos os utentes e colaboradores das IPSS’s do Concelho, para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis, tendo sido uma das primeiras autarquias do País a avançar para a realização destes testes nas IPSS’s.

De destacar que esta é uma medida que integra o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas que visam assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, sem prejuízo de, em face da sua avaliação e da evolução do surto epidémico, as mesmas poderem ser revistas, intensificadas ou revogadas, consoante se revelem necessárias para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela.