CÂMARA IMPLEMENTA PROGRAMA FIQUE EM CASA – NÓS LEVAMOS A COMIDA ATÉ SI!

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, e atendendo à escalada do número de infetados por aquela doença, com indicadores que nos colocam como um dos concelhos mais afetados do País e numa das regiões mais afetadas de Portugal, a Câmara Municipal, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Tendo em atenção as medidas restritivas apresentadas pelo Governo para os concelhos de elevado risco para a atividade de restauração e bebidas, a Câmara Municipal, como forma minimizar a quebra de receitas provocada pelo recolher obrigatório, criou uma parceria com os restaurantes e os taxistas do Concelho, para a criação de um modelo de entrega de refeições ao domicílio para os próximos dois fins de semana.

Assim, este serviço irá funcionar através do serviço de 15 táxis, nos próximos dois fins de semana, ao almoço e jantar, para entregas das 12.00h às 15.00h e das 19.00h às 21.00h. Para acionar o pedido, o cliente liga para o restaurante, faz a encomenda, dá a morada de entrega e estabelece o método de pagamento. ou diretamente ao restaurante, através de meios digitais, ou em dinheiro.

As entregas são gratuitas para restaurantes e clientes, sendo que a Autarquia assumirá o custo das entregas, para estes dois fins-de-semana, assim como disponibilizará aos restaurantes, caixas para o acondicionamento e entrega das refeições.

Trata-se assim de uma medida para ajudar o setor da restauração no Concelho, um setor com enorme tradição e oferta gastronómica diversificada, mas sem dúvida o mais afetado pelo novo estado de emergência, auxiliando também o setor dos táxis, outra das atividades que também tem sofrido com a pandemia e as restrições de circulação.

De relembrar que o Concelho de Vizela tem cerca de 60 estabelecimentos de restauração, representando um setor com uma importância social e económica de enorme relevância para o Concelho, sendo que esta medida pretende potenciar a dinamização da economia local, minorando os efeitos destas medidas restritivas causadas pelo surgimento do vírus Covid-19 e consequente pandemia.

De realçar também que a Câmara Municipal tem vindo a acompanhar com muita preocupação as dificuldades do setor da restauração, um dos mais afetados pelas medidas excecionais restritivas recentemente aprovadas pelo Governo, tendo aprovado a atribuição de um apoio financeiro à Associação Comercial e Industrial de Vizela, que corresponderá a 50% do valor das despesas referentes ao fornecimento de água e eletricidade, assim como tarifa de disponibilidade do serviço de gestão de resíduos, dos estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas, de modo a minimizar as respetivas perdas.

De realçar que a Câmara Municipal de Vizela está atenta e preocupada com a situação do comércio em geral, e da restauração em particular, num período de cansaço social e desmotivação face à pressão constante e permanente da alteração drástica de hábitos, associado às negativas consequências económicas e sociais, refletindo-se no aumento do desemprego e acentuando as desigualdades sociais, razão pela qual apela aos Vizelenses que procurem apoiar o comércio tradicional e os estabelecimentos de restauração neste período difícil e, em particular, ao longo dos dois próximos fins-de-semana, os estabelecimento de restauração que se encontrarão em funcionamento no regime de entrega ao domicílio.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.