CÂMARA DISPONIBILIZA LINHA DE APOIO PSICOLÓGICO NO ÂMBITO DA COVID-19 – 800 101 999

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pela Presidência do Concelho de Ministros, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e adotou, ainda, um conjunto de medidas excecionais com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente no combate ao surto, no estímulo à recuperação económica e na proteção social.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal de Vizela criou uma linha de apoio/atendimento psicológico no âmbito da covid-19, através do número 800 101 999, que entrará em funcionamento a partir do próximo dia 27 de abril de 2020, entre as 09:00h e as 17:00h.

Esta linha irá integrar uma equipa de três psicólogas disponíveis para o atendimento de apoio psicológico, uma medida que faz parte do Programa de Apoio Municipal – Vizela COVID-19 e decorrente da reunião do Gabinete de Crise.

Esta linha tem como fundamento e fator essencial, o apoio psicológico, nas situações de confinamento e isolamento social decorrente das medidas restritivas decorrentes do surto do coronavírus SARS-COV-2, aumento do número de casos de violência doméstica e aumento dos casos de tentativa de suicídio no concelho de Vizela.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.