CÂMARA DE VIZELA ASSINOU ACORDOS COM ASSOCIAÇÕES DE PAIS NO VALOR DE MAIS DE 500 MIL EUROS

O Presidente da Câmara Municipal assinou acordos de colaboração com as associações de pais das escolas básicas do 1º ciclo do Concelho num valor de mais de 500 mil euros, referente ao ano letivo 2024/2025.

Estes acordos foram assinados com as associações de pais das escolas básicas do 1º ciclo para fornecimento de lanches escolares, para partilha da gestão da componente de animação e apoio à família nos jardins de infância e para partilha da gestão dos refeitórios escolares dos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico.

De destacar que nos dois últimos anos letivos, se verificou um aumento de 20% ao valor atribuído às associações de pais do Concelho, tendo em conta o aumento da inflação e do nível geral de preços de bens e serviços, aliada á excecionalidade da situação de pandemia ocorrida entre 2020 e 2022, que originou a perda de rendimentos pelas Associações de Pais das Escolas Básicas do 1.º Ciclo.

Este valor atribuído às associações de pais do Concelho traduz-se num investimento municipal que permite às associações de pais a gestão das suas estruturas, dos compromissos e encargos com as suas atividades, muito particularmente, as relacionadas com o apoio às refeições.

De realçar que a Câmara Municipal tem revelado uma preocupação com as associações de pais do Concelho, estando atenta às suas necessidades, e reafirmando o papel das associações de pais na promoção e desenvolvimento da Educação. A Autarquia vê estas associações como parceiras nas iniciativas que promovem a melhoria da qualidade e da humanização dos espaços escolares, ações motivadoras de aprendizagens dos alunos.

De destacar ainda o trabalho de proximidade que tem sido feito, entre Autarquia, presidentes de junta e associações de pais, com resultados efetivos de melhoria das condições do parque escolar concelhio, sendo que a Autarquia está desde sempre atenta às carências e dificuldades, sendo disso exemplo, o apoio extraordinário atribuído as associações de pais durante o COVID. para assegurar salários dos funcionários.

Importa acrescentar que Vizela é um município amigo das famílias, que se traduz na implementação de um conjunto de medidas de apoio à família, desde logo o cheque bebé, onde as crianças quando nascem em Vizela, cada família recebe 1000€, o que totaliza mais de 200 mil euros por ano, tendo já entregue, desde a criação deste regulamento, mais de mil cheques-bebé, no valor de mais de um milhão de euros.

Na prática, os primeiros quatro anos de escolaridade dos alunos de Vizela são gratuitos, pois cada aluno é contemplado com um “kit-escolar” com todos os livros de apoio e todo o material escolar. Para alem disso, a Autarquia assegura ainda o transporte escolar gratuito, num valor de sensivelmente 250 mil euros por ano e as refeições escolares, onde a Câmara atribui anualmente às associações de pais praticamente 500 mil euros. A Câmara assegura ainda a verba relativa ao passeio anual das escolas, o que totaliza sensivelmente 10 mil euros por ano.

A Autarquia de Vizela promove ainda um conjunto de atividades dedicado aos mais pequenos, desde logo o Dia da Criança, para mais de 1500 crianças no Parque das Termas; a Semana da Leitura, uma semana inteira de atividades para todos os alunos do concelho com livros, autores e peças de teatro nas escolas; a Feira do livro, com atividades, apresentação de livros, teatro e espetáculos; o Vizela Cidade de Natal, com transporte dos alunos das escolas, visitas à cidade natal e espetáculos para os alunos, brindes e passeio gratuito nos carrosséis.

Assim, todas estas medidas se têm traduzido em resultados práticos, sendo que entre 2017 e 2023, se tem verificado um aumento progressivo do número de alunos no Concelho, em 350 novos alunos.

De realçar que estes apoios atribuídos pela Autarquia são medidas importantes de apoio à educação e às famílias vizelenses, e vem na sequência das políticas de ação social escolar que têm vindo a ser implementadas por este Executivo com vista, não só a apoiar as famílias, mas também na promoção do incentivo à natalidade, tornando o concelho de Vizela, num lugar onde é bom crescer e viver.

Assim, e cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho.