CÂMARA ASSEGURA VIZELA CIDADE NATAL DENTRO DAS NORMAS DE SEGURANÇA

Depois de, em 2020, no seguimento da evolução da pandemia da doença Covid-19, Portugal e Vizela terem vivido o Natal mais atípico de sempre, este ano, a Câmara Municipal pretende retomar a dinâmica de impulso implementada na área dos eventos, com o Vizela Cidade Natal, que foi um verdadeiro sucesso, apostando também na qualidade e diversidade da iluminação de Natal, trazendo mais brilho à nossa Cidade.

Assim, e tendo em atenção o sucesso desta iniciativa, a Câmara Municipal continua a aposta neste evento com o objetivo dar mais vida a Vizela, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade e estimulando o comércio, envolvendo as instituições públicas e privadas e, ao mesmo tempo, devolvendo o orgulho aos vizelenses, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva.

Este ano, a Câmara Municipal apostou no reforço da iluminação de Natal, numa parceria com a Associação Comercial e Industrial de Vizela, tendo reforçado, para além da iluminação das principais ruas da Cidade, a iluminação da Praça da República e Jardim Manuel Faria e também da Rua Dr. Abílio Torres, fruto das obras de regeneração urbana que estes locais foram alvo.

Assim, e no seguimento das medidas COVID em vigor e do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, a Câmara Municipal elaborou um Plano de Contingência do Vizela Cidade Natal, com o objetivo de garantir a realização do evento dentro das regras de segurança, que foi apresentado esta manha pelo Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado.

Assim, a Câmara Municipal, numa parceria com a Unilabs, vai assegurar a realização de testes COVID gratuitos, durante os dias de realização do evento, criando condições de segurança e apoiando o comércio local neste momento difícil de pandemia e contribuindo para a sua dinamização e para o desejado aumento do volume de negócios nesta época especial.

A realização dos testes será assegurada num contentor instalado no novo parque de estacionamento do Fórum Vizela, que funcionará todos dos dias, da 10.00h às 18.00h.

A Câmara Municipal vai ainda disponibilizar gratuitamente durante todo o evento, máscaras COVID e doses individuais de álcool gel a todos os visitantes do Vizela Cidade Natal, criando assim condições para que o evento decorra dentro das regras de segurança.

O Presidente da Câmara Municipal lembrou que, neste momento, os números de infetados COVID no Concelho não justificam tomar qualquer medida adicional a estas, realçando ainda que neste momento a vacinação com a segunda dose é de mais de 85% e que se prevê a conclusão da terceira dose até dia 19 de dezembro. Contudo afirmou que, caso os números aumentem, a Câmara poderá ir encerrando espaços do evento que possam ser menos seguros, ou mesmo, caso se justifique, o cancelamento do evento.

O Edil relembrou que a maior parte dos espaços de diversão do Vizela Cidade Natal são ao ar livre, à exceção da tenda de espetáculos, que tem capacidade para 300 crianças, mas cuja lotação será limitada a 100 crianças, e onde os adultos serão obrigados a mostrar o certificado digital.

A Câmara Municipal apela a que todos assumam uma atitude de responsabilidade social, respeitando as recomendações das autoridades, em especial o uso de máscara e a prática de distanciamento social, para evitar a transmissão da doença na nossa comunidade.