APROVADOS PROJETOS PARA CANDIDATAR AO NORTE 2030 NUM INVESTIMENTO TOTAL DE CERCA DE SEIS MILHÕES DE EUROS

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, inserida no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, a Câmara Municipal de Vizela aprovou em reunião do Executivo Municipal, e após a publicação dos avisos de candidatura a 30 de julho transato, os projetos das candidaturas a submeter ao Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030) para refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos, nomeadamente os projetos de Requalificação do Largo de S. Gonçalo – S. Paio, de Requalificação da Rua Portos Júnior – Infias, de Requalificação da Rua Ana de Sá e de Requalificação da Rua Latino Coelho.

Para além destes quatros projetos, serão ainda submetidos a esta candidatura a requalificação do Castelo da Ponte e a Requalificação das Teixugueiras, num investimento total de mais de seis milhões de euros, enquadradas no Plano de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados CIM do Ave, tendo como objetivos a refuncionalização de equipamentos coletivos preexistentes para novos propósitos ou melhoria da sua eficiência e funcionalidade e a qualificação de espaço público visando a sua acessibilidade, segurança e inclusão (social, económica ou ambiental).

De relembrar que estas intervenções se encontram integradas no Plano de Ação RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, no âmbito do qual se encontra a ser requalificado todo o centro urbano, com destaque para a oba de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, e de todas as artérias adjacentes, tal como a Rua Doutor Abílio Torres, Av. dos Bombeiros Voluntários, a Rua das Termas, a Rua Doutor Pereira Caldas (Rua da Rainha), a Rua Joaquim Pinto, a Rua Ferreira Caldas, a Av. Eng. Sá e Melo, a Av. Abade Tagilde, a requalificação da Praça do Município, o parque de estacionamento no Fórum Vizela e ainda a Casa da Cultura.

Estas obras revelam-se de extrema a importância da revitalização do centro urbano, potenciando a atratividade dos espaços públicos e reforçando a identidade do centro, para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área, ao mesmo tempo que potencia a intervenção dos privados.