Ação de fiscalização na Praça da República e Jardim Manuel Faria

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses, no sentido da despoluição do Rio Vizela, e dando continuidade aos trabalhos de inspeção dos recursos hídricos existentes no Concelho, realizaram-se hoje, por parte da Vimágua, a fiscalização das condutas da rede de saneamento, bem como das linhas de água naturais que afluem no Rio Vizela, nomeadamente na Praça da República e Jardim Manuel Faria.

Esta ação vem no seguimento das várias inspeções nas condutas de saneamento, de rede de águas pluviais e das linhas naturais de água existentes no concelho de Vizela, com o objetivo é identificar ligações impróprias e, nesse sentido, reduzir eventuais focos de contaminação do Rio Vizela.

Nesta ação foram utilizados dois robots: um robot de fiscalização e um robot de corte, sendo que em breve será apresentado um estudo final com as conclusões.

De salientar que a Câmara Municipal de Vizela considera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente e necessário a resolução definitiva do problema da despoluição do Rio Vizela.

Importa acrescentar que este levantamento surge também no seguimento da preparação da obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, com o objetivo de avaliar as condições das infraestruturas.