INAUGURAÇÃO DO ALARGAMENTO DA ESCOLA BÁSICA DE S. PAIO

No seguimento da renovação do parque escolar edificado, a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio inauguraram as obras de alargamento da EB S. Paio, no passado dia 31 de outubro.

Esta obra traduziu-se na criação de uma nova biblioteca, permitindo, assim, o aumento de mais uma sala de aula naquela escola e insere-se na renovação do parque escolar edificado que a Autarquia se encontra a implementar desde o anterior mandato, no sentido de suprimir as debilidades dos edifícios escolares e assim criar melhores condições para as crianças.

De destacar ainda o trabalho de proximidade que tem sido feito, entre Autarquia, presidentes de junta e associações de pais, com resultados efetivos de melhoria das condições do parque escolar concelhio, sendo que a Autarquia está desde sempre atenta às carências e dificuldades.

Importa acrescentar que Vizela é um município amigo das famílias, que se traduz na implementação de um conjunto de medidas de apoio à família, desde logo o cheque bebé, onde as crianças quando nascem em Vizela, cada família recebe 1000€, o que totaliza mais de 200 mil euros por ano, tendo já entregue, desde a criação deste regulamento, mais de mil cheques-bebé, no valor de mais de um milhão de euros.

Na prática, os primeiros quatro anos de escolaridade dos alunos de Vizela são gratuitos, pois cada aluno é contemplado com um “kit-escolar” com todos os livros de apoio e todo o material escolar. Para alem disso, a Autarquia assegura ainda o transporte escolar gratuito, num valor de sensivelmente 250 mil euros por ano e as refeições escolares, onde a Câmara atribui anualmente às associações de pais praticamente 500 mil euros. A Câmara assegura ainda a verba relativa ao passeio anual das escolas, o que totaliza sensivelmente 10 mil euros por ano.

A Autarquia de Vizela promove ainda um conjunto de atividades dedicado aos mais pequenos, desde logo o Dia da Criança, para mais de 1500 crianças no Parque das Termas; a Semana da Leitura, uma semana inteira de atividades para todos os alunos do concelho com livros, autores e peças de teatro nas escolas; a Feira do livro, com atividades, apresentação de livros, teatro e espetáculos; o Vizela Cidade de Natal, com transporte dos alunos das escolas, visitas à cidade natal e espetáculos para os alunos, brindes e passeio gratuito nos carrosséis.

Assim, todas estas medidas se têm traduzido em resultados práticos, sendo que entre 2017 e 2023, se tem verificado um aumento progressivo do número de alunos no Concelho, em 350 novos alunos.

De realçar que estes apoios atribuídos pela Autarquia são medidas importantes de apoio à educação e às famílias vizelenses, e vem na sequência das políticas de ação social escolar que têm vindo a ser implementadas por este Executivo com vista, não só a apoiar as famílias, mas também na promoção do incentivo à natalidade, tornando o concelho de Vizela, num lugar onde é bom crescer e viver.

Assim, e cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho.