PROSSEGUE OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DAS TERMAS

No seguimento da segunda fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela, no Parque das Termas, estão em execução os trabalhos da construção do muro, no seguimento do já efetuado e que continuará agora até à Ponte D. Luís I.

De relembrar que a segunda fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela insere-se no projeto de Requalificação das Margens do Rio Vizela e Ribeira de Sá – Construção de Passadiços | Rio Vizela e da Ribeira de Sá, resultado da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de sensivelmente 1 800 000,00€, com uma comparticipação de cerca de 1 600 000,00€.

De destacar que, no âmbito desta intervenção de fundo no Parque das Termas, foram já executados os muros e novas guardas de proteção e segurança, colocada a nova Ponte do Mourisco, removidos os raizeiros e substituídos os bancos por novos de madeira, iguais aos do centro urbano, reforçando a qualidade no sentido de padronizar e uniformizar, replicando os bancos colocados no Jardim Manuel Faria e está também concluída a poda fitossanitária das árvores.

Neste momento, encontra-se a decorrer a obra da Praceta 25 de Abril, inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, e que deverá ser inaugurada no próximo dia 5 de Agosto, e estão também a ser colocadas as novas luminárias, no seguimento da substituição de toda a iluminação daquele espaço.

Iniciam hoje os trabalhos de manutenção e reflorestação dos espaços verdes, sendo que, até ao final desta semana, irá iniciar a requalificação do lago grande, nomeadamente a limpeza e a substituição da vedação existente.

De realçar ainda que a segunda fase da requalificação do Parque das Termas é um projeto ambicioso e global, que deverá ser executado até 2025, e vem no seguimento da intervenção de revitalização efetuada em 2019, e que se traduziu na maior das últimas décadas, em especial no Monte do Parque, e integra ainda a requalificação das entradas e acessos, a colocação de nova iluminação, a colocação de uma fonte no lago grande.

Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses.