CÂMARA DE VIZELA ASSINOU ACORDOS COM ASSOCIAÇÕES DE PAIS NO VALOR DE MAIS DE 600 MIL EUROS

O Presidente da Câmara Municipal assinou acordos de colaboração com as associações de pais das escolas básicas do 1º ciclo do Concelho num valor de mais de 600 mil euros, referente ao ano letivo 2023/2024.

Estes acordos foram assinados com as associações de pais das escolas básicas do 1º ciclo para fornecimento de lanches escolares, para partilha da gestão da componente de animação e apoio à família nos jardins de infância e para partilha da gestão dos refeitórios escolares dos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico.

De destacar que este valor reflete um reforço ao valor atribuído às associações de pais do Concelho de 20% nos dois últimos anos letivos, sendo 10% já sido atribuídos no ano letivo 2022/2023 e mais 10% atribuídos agora, referentes ao ano letivo 2023/2024, tendo em conta o aumento da inflação e do nível geral de preços de bens e serviços, aliada á excecionalidade da situação de pandemia ocorrida entre 2020 e 2022, que originou a perda de rendimentos pelas Associações de Pais das Escolas Básicas do 1.º Ciclo.

Este valor atribuído totaliza assim um reforço de 20% aos valores atribuídos às associações de pais do Concelho, sendo que este investimento municipal permite às associações de pais a gestão das suas estruturas, dos compromissos e encargos com as suas atividades, muito particularmente, as relacionadas com o apoio às refeições.

De destacar ainda o trabalho de proximidade que tem sido feito, entre Autarquia, presidentes de junta e associações de pais, com resultados efetivos de melhoria das condições do parque escolar concelhio, sendo que a Autarquia está desde sempre atenta às carências e dificuldades, sendo disso exemplo, o apoio extraordinário atribuído as associações de pais durante o COVID. para assegurar salários dos funcionários.