CÂMARA DE VIZELA APOIA ASSOCIAÇÕES DE PAIS DO CONCELHO COM MAIS 38.500,00€ PARA ASSEGURAR AUMENTO DOS CUSTOS DE FUNCIONAMENTO

Tendo em conta o aumento da inflação e do nível geral de preços de bens e serviços, aliada á excecionalidade da situação de pandemia ocorrida entre 2020 e 2022, que originou a perda de rendimentos pelas Associações de Pais das Escolas Básicas do 1.º Ciclo, a Câmara Municipal aprovou em reunião de Câmara uma adenda aos acordos de colaboração celebrados com aquelas associações para a gestão das componentes de animação e apoio à família nos jardins-de-infância, para o fornecimento de lanches escolares e para a gestão dos refeitórios escolares dos estabelecimentos de ensino do 1.º CEB, referente ao ano letivo 2022/2023.

Este reforço representa um reforço de 10%, numa verba de 38.500,00€ com efeitos retroativos ao inicio do ano letivo 2022/2023, sendo que no próximo ano letivo, a Câmara Municipal irá atribuir novo apoio de 10%, totalizando assim um reforço de 20% aos valores atribuídos às associações de pais do Concelho, sendo que este investimento municipal permite às associações de pais a gestão das suas estruturas, dos compromissos e encargos com as suas atividades, muito particularmente, as relacionadas com o apoio às refeições.

De realçar que esta medidas de apoio foram articuladas com todas as associações de pais do Concelho, após uma reunião com o Presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado e a Vereadora da Educação, Agostinha Freitas, que serviu para aferir as principais preocupações sentidas pelas associações de pais, nos diferentes serviços que prestam a cada um dos estabelecimentos escolares.

De destacar ainda o trabalho de proximidade que tem sido feito, entre Autarquia, presidentes de junta e associações de pais, com resultados efetivos de melhoria das condições do parque escolar concelhio, sendo que a Autarquia está desde sempre atenta às carências e dificuldades, sendo disso exemplo, o apoio extraordinário atribuído as associações de pais durante o COVID. para assegurar salários dos funcionários.

refe