JÁ ESTÃO A SER COLOCADAS NOVAS GUARDAS (GRADES) NA PONTE D. LUÍS I

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, fez esta manhã uma visita á Ponte D. Luís I, onde de encontram a ser colocadas novas guardas (grades).

De realçar que a colocação das novas guardas, para alem de reforça a segurança da Ponte, vem também reforçar a identidade do nosso património, sendo as mesmas semelhantes às grades que circundam o Parque das Termas.

A colocação das novas guardas vem no seguimento da aposta deste Executivo na preservação e valorização do património do Concelho, neste caso da Ponte D. Luís, reconhecida como património da cidade, vulgarmente conhecida por Ponte Nova, devido ao contraste feito com a Ponte Romana, e que foi construída em 1871, surgindo da necessidade de se fazer uma via de ligação entre Guimarães e Penafiel.

Esta via, na altura estrada nº36, sendo atualmente a EN106, foi uma das 17 pontes mandadas construir pelo Ministro das Obras Públicas da época, o conhecido António Maria de Fontes Pereira de Melo. Esta ponte foi implantada no terreno que fez parte do projeto das Termas, em 1866/1867, desenhado por Déjante. É uma estrutura construída em granito, de um arco batido, tem cerca de 16 metros e a sua arquitetura caracteriza a época do Fontismo.

A Câmara Municipal relembra que a Ponte está condicionada ao trânsito, até amanha, dia 4 de novembro, com circulação alternada, com o objetivo de minimizar os efeitos dos trabalhos e melhorar as condições de segurança das equipas de trabalho e moradores das zonas afetadas, minimizando ainda os impactes ambientais e do tráfego resultantes desta intervenção.

A Câmara Municipal de Vizela apela à cooperação e compreensão de todos os munícipes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos resultantes da obra, reiterando que se trata de uma obra de extrema relevância para o Concelho, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes. ​