GNR E CÂMARA MUNICIPAL – AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE LIMPEZA DOS TERRENOS NO MERCADO MUNICIPAL

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SDFCI), na vigência da implementação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), realizou uma ação de sensibilização no Mercado Municipal, no âmbito da Operação Floresta Segura 2021.

Trata-se de uma campanha de sensibilização para a gestão de combustíveis que é obrigatória à volta das habitações e aglomerados populacionais que se encontrem inseridos em espaço rural (terrenos agrícolas ou florestais), visando a redução de material vegetal e lenhoso de modo a dificultar a propagação e intensidade do fogo, evitando que as chamas atinjam zonas inflamáveis das habitações (portadas e janelas de madeira, algerozes, estores, etc.). A não gestão de combustíveis poderá implicar o responsável negligente em responsabilidade contraordenacional.

De destacar que este Executivo Municipal definiu a área de proteção civil como uma prioridade tendo implementado, desde o inicio deste mandato, uma nova política, não apenas ao nível da reorganização do serviço municipal de Proteção Civil, nomeadamente na aquisição de equipamentos para reforçar a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela.

Assim, e no seguimento desta nova politica, a Câmara tem dado especial enfoque á ares ade gestão dos combustíveis florestais, numa parceria com várias entidades, como os Bombeiros Voluntários de Vizela, a Brigada de Sapadores Florestais, e a empresa contratada para o trabalho de gestão de combustíveis/limpeza florestal, que têm trabalhado na preparação do período critico de incêndios rurais/florestais, através do planeamento municipal, acautelando uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para assim se limitar o seu desenvolvimento.