CÂMARA MUNICIPAL DISTRIBUI MAIS 60.000 MÁSCARAS PELA POPULAÇÃO

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Assim, e tendo em atenção a evolução da situação epidemiológica do Covid-19 e o estado de emergência, a Câmara Municipal elaborou um novo Plano de Contingência para esta nova fase, definindo medidas preventivas, de acompanhamento e monitorização da situação evolutiva, divididas em três áreas de ação – medidas de saúde pública, medidas de mitigação económica e social e medidas de vacinação.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal vai reforçar a distribuição de máscaras, efetuando uma nova distribuição de 60.000 máscaras pela população, cuja entrega será efetuada pelos CTT e deverá ocorrer faseadamente ao longo das próximas duas semanas, num kit composto por quatro máscaras, que será distribuído por todas as habitações do Concelho.

De realçar que se trata da terceira distribuição de máscaras efetuada pela Câmara Municipal, tendo já sido efetuada em abril e setembro do ano passado, totalizando agora cerca de 180 mil máscaras distribuídas pela população.

Este reforço de kits de máscaras será também entregue nas juntas de freguesia kits, pelo que os munícipes que não recebam as máscaras nas suas habitações podem dirigir-se à sua junta de freguesia para efetuar o levantamento das mesmas.

Esta medida, para além de ser relevante do ponto de vista da saúde pública, trata-se, acima de tudo de uma ação de sensibilização para o uso da máscara, de forma a que população se consciencialize das medidas de proteção a adotar, evitando a transmissão da doença na nossa comunidade.

A população de Vizela está de parabéns e tem demonstrado bom desempenho e colaboração no cumprimento das medidas decretadas pelas autoridades, contudo, e perante a complexidade e a exigência deste momento, é preciso, acima de tudo, que todos assumam uma atitude de responsabilidade social, pelo que a Câmara Municipal apela mais uma vez à população vizelense para respeitar as recomendações das autoridades, em especial o dever de recolhimento obrigatório, o uso obrigatório de máscara e a prática de distanciamento social, para evitar a transmissão da doença na nossa comunidade.

A Câmara Municipal continua a acompanhar atentamente o evoluir da pandemia no Concelho e irá continuar a tomar todas as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.