CÂMARA MUNICIPAL RECEBEU DOZE CANDIDATURAS AO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2020

O Orçamento Participativo Jovem de Vizela recebeu este ano doze propostas de candidatura, relacionadas com as mais diversas áreas da sociedade, tal como o ambiente, cultura, desporto e mobilidade.

Nesta fase, as propostas serão agora submetidas a uma análise técnica, para averiguar a sua viabilidade de execução e a sua conformidade com as normas dispositivas da iniciativa.

O perfil dos jovens proponentes é diversificado, tanto na idade, no género e no tipo de propostas apresentadas, sendo que a lista final das propostas admitidas à fase de votação será divulgada no próximo dia 20 de novembro.

O OPJ é uma iniciativa que permite a qualquer jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente estudante ou trabalhador no concelho de Vizela, apresentar uma ideia para ser implementada no território de vizelense, no valor máximo de 15 000 euros. As propostas apresentadas que respeitarem os critérios e normas previstas, serão submetidas a votação por parte dos jovens de Vizela. A proposta mais votada será implementada no primeiro semestre do próximo ano.

De realçar, nesta fase, a grande mobilização da juventude vizelense em torno deste Orçamento Participativo Jovem 2020, tendo em conta o contexto de especial complexidade que estamos a viver por causa da pandemia.

Um dos grandes objetivos do orçamento participativo jovem é proporcionar á comunidade juvenil um espaço de participação onde podem influenciar e decidir sobre algumas das opções políticas relacionadas com os dinheiros públicos do município de Vizela.

Este ano, o número de propostas apresentadas foi o mais alto de sempre. Pode-se dizer que, em tempo de pandemia, a juventude de Vizela quer ter uma palavra a dizer sobre o seu futuro e o futuro da sua cidade.