CÂMARA MUNICIPAL RETOMA CAMPANHA MUNICIPAL DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA A PARTIR DE 1 DE SETEMBRO

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2 e do Despacho n.º 3889/2020 da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a Câmara Municipal de Vizela suspendeu a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica.

Entretanto, fruto do novo despacho nº 7304/2020, a Câmara Municipal vai retomar a Campanha da Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica municipal já a partir do dia 1 de setembro, salvaguardando, contudo, as medidas de precaução sanitárias obrigatórias relativas à COVID-19, estabelecidas pela administração central através do despacho nº 7304/2020, a saber:

– É obrigatório fazer marcação antecipada, através da linha telefónica da Câmara Municipal de Vizela ou pedindo ajuda nas Juntas de Freguesia;

– É obrigatório o uso de máscara pelo detentor do animal;

– É obrigatória a desinfeção das mãos antes e depois da realização dos atos;

– É obrigatório manter o distanciamento social e a etiqueta respiratória.

– Os detentores dos animais devem fazer-se acompanhar de cartão de cidadão e dos documentos que possuam do animal.

O desrespeito por estas regras será motivo para não poder usufruir do serviço.

De relembrar que a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica se irá desenvolver nos moldes anunciados em janeiro, ou seja: gratuita de 1 de setembro a 31 de dezembro, para residentes no concelho de Vizela; terá lugar com o apoio e no interior da Viatura de Apoio Móvel Animal; e realiza-se todas as quartas e sextas-feiras em diferentes locais de todas as freguesias do concelho, conforme o calendário em anexo.

Esta medida vem no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, e da implementação do programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria.