CÂMARA ASSEGURA LIMPEZA DOS TERRENOS FLORESTAIS

Portugal assinalou o terceiro ano da tragédia de Pedrogão Grande, violento incêndio que deflagrou a 17 de junho de 2017, e que provocou a morte a 66 pessoas, no mais mortífero fogo registado em Portugal.

Desde que assumiu funções, que este Executivo Municipal tem assumido a área do Proteção Civil como fundamental na ação autárquica, pelo que tem trabalhado para evitar que catástrofes em tudo similares não se verifiquem no concelho de Vizela, tendo procedido no início deste mandato ao reforço dos equipamentos da Proteção Civil, com a aquisição de uma viatura 4×4 com diverso equipamento e a constituição da equipa de prevenção de Proteção Civil, que foi também devidamente equipada com o fardamento respetivo.

Assim, a Câmara Municipal, em parceria com várias entidades, como os Bombeiros Voluntários de Vizela, a Brigada de Sapadores Florestais, e a empresa contratada para o trabalho de gestão de combustíveis/limpeza florestal, encontram-se no terreno tendo em vista a preparação do período critico de incêndios rurais/florestais.

Encontra-se, assim, no terreno uma equipa de sapadores florestais, que constituem a Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Florestal Permanente, num total de 15 elementos que estarão no terreno durante 15 dias, que estão a efetuar a limpeza da Rua de S. Bento e estradas envolventes ao Santuário.

Para além disto, a Câmara Municipal, através de concurso público, contratou uma empresa para efetuar o trabalho de gestão de combustíveis/limpeza florestal, num total de seis hectares de área florestal do Concelho, tendo início esta semana e decorrerá durante o próximo mês de julho.

O Serviço Municipal de Proteção Civil tem também no terreno a retroescavadora, acompanhada pela equipa de proteção civil municipal, constituída por 5 elementos, apoiados por todos os meios de apoio na abertura e limpeza dos terrenos florestais.

Este ano, e á semelhança dos anos anteriores, terá também lugar o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – ‘Vizela + Verde’, entre o dia 1 de julho e 15 de setembro, onde será efetuada a vigilância fixa em dois pontos estratégicos do Concelho, no Monte do São Bento e Alto de Penabesteira, para deteção dos incêndios florestais e sensibilização das populações, ficando vigiada a totalidade da área do Concelho de Vizela.

Assim, com este planeamento municipal, pretende-se acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para assim se limitar o seu desenvolvimento.

De destacar que este Executivo Municipal definiu a área de proteção civil como uma prioridade tendo implementado uma nova política, não apenas ao nível da reorganização do serviço municipal de Proteção Civil, nomeadamente na aquisição de equipamentos para reforçar a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela.