CÂMARA MUNICIPAL REÚNE COM PROPRIETÁRIOS DE ESTABELECIMENTOS DE RESTAURAÇÃO E BEBIDAS

No seguimento da reunião já realizada no passado dia 30 de abril com todos os comerciantes, e tendo em atenção que a atividade de restauração e bebidas reiniciou hoje a sua atividade, a Câmara municipal reúne na próxima quarta feira, dia 20 de maio, pelas 10.00h, com todos os proprietários de estabelecimentos de restauração e bebidas do Concelho.

O objetivo desta reunião é avaliar as medidas para a reabertura de espaços de restauração e bebidas, no âmbito do surto epidémico do coronavírus, em especial a ocupação de espaço público com esplanadas.

Entretanto, a Câmara Municipal encontra-se já a efetuar contactos com todos os proprietários, mas, tendo em atenção que a Autarquia gostaria que esta reunião seja o mais abrangente possível, apela a todos os proprietários de estabelecimentos de restauração e bebidas do Concelho que queiram participar nesta reunião, que terá lugar por videoconferência, que remetam o seu contacto e respetiva conta de e-mail para apoio.comercio.covid19@cm-vizela.pt.

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, responsável pela doença COVID-19, o Município de Vizela, em consonância com as diretrizes decorrentes do Estado de Emergência Nacional, implementou, ao longo dos últimos meses, um conjunto de medidas excecionais de ordem preventiva e restritiva, com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente para combater o surto e evitar a transmissão da doença na comunidade, assim como estimular a recuperação económica e assegurar a proteção social.

Neste sentido, e no seguimento do Plano de Desconfinamento do Governo no âmbito do combate à pandemia, o Município de Vizela encontra-se a implementar um conjunto de medidas de reforço e apoio direto à população, tendo em vista uma reabertura gradual e faseada do confinamento que deverá ser prudente e progressiva e, acima de tudo, dentro dos possíveis protegida, criando condições para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade.

Assim, e no seguimento da reunião já realizada no passado dia 30 de abril com todos os comerciantes, e tendo em atenção que a atividade de restauração e bebidas reiniciou hoje a sua atividade, a Câmara municipal reúne na próxima quarta feira, dia 20 de maio, pelas 10.00h, com todos os proprietários de estabelecimentos de restauração e bebidas do Concelho.

De destacar que a Câmara Municipal distribuiu já máscaras e viseiras de proteção a todos os estabelecimentos de restauração e bebidas do Concelho, assim como se encontra a efetuar testes serológicos a todos os proprietários e funcionários destes espaços, criando criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e desta forma evitar a propagação, entre a comunidade vizelense.

De destacar que esta é uma medida que integra o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas que visam assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, sem prejuízo de, em face da sua avaliação e da evolução do surto epidémico, as mesmas poderem ser revistas, intensificadas ou revogadas, consoante se revelem necessárias para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela.