Câmara Municipal de Vizela conclui testes COVID na primeira instituição de cidadãos portadores de deficiência – AIREV – todos os utentes deram negativo

Na sequência do surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pelo Governo, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e tem vindo a adotar conjunto de medidas complementares com o objetivo de salvaguardar o interesse público municipal.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela, em colaboração com as USF’s do Centro de Saúde de Vizela, e em parceria com a Unilabs Portugal, iniciou a realização de testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19 aos utentes das IPSS’s, para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal de Vizela foi das primeiras câmaras do país a fazer o teste de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19 a instituições de cidadãos portadores de deficiência, neste caso à AIREV – Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela, sendo que já testaram todos os utentes e nenhum deles testou positivo para COVID-19, estando neste momento a ser testados os funcionários daquela instituição.

Assim, e mantendo a estratégia até agora adotada, os utentes das IPSS’S são rastreados nas próprias instituições, com a colaboração de dois enfermeiros das USF’s do Concelho e um enfermeiro/a residente da respetiva instituição, sendo que os funcionários da IPSS’s são rastreados nos centros de rastreio “drive-thru” mais próximos.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela foi uma das primeiras autarquias do país a avançar para a realização de testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19 nas IPSS’s do Concelho, para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis.

Trata-se de uma medida de reforço às já implementadas pela Autarquia com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no Concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.