Câmara aposta na promoção do Tratado de Tagilde para reforçar identidade do Concelho

No seguimento da nova estratégia de consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado,  a Câmara Municipal de Vizela apresentou a nova peça evocativa do Tratado de Tagilde.

Nesta apresentação foi efetuada uma resenha histórica do Tratado de Tagilde pelo Presidente da Avicella – Associação Cultural, Hélder Magalhães, que considerou que a criação desta peça pode ser um marco significativo para valorizar a história de Vizela.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal começou por afirmar que a promoção do Tratado de Tagilde se insere numa nova estratégia global definida no Plano Municipal de Turismo, potenciando desta feita o enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.

O Edil destacou a importância da valorização e promoção da nossa história, realçando que a criação desta peça não é em si um ato isolado, mas à qual se junta a experiência do Tratado na aplicação Avicella – Realidade Aumentada, assim como a requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, que visa a criação de um espaço central único, afirmando este largo como o espaço central cívico da freguesia, tendo um impacto na sua qualidade estética e na melhoria da imagem e atratividade desta área urbana, dando assim, outra dignidade àquele Padrão.

Deste modo, e dando cumprimento ao previsto no Plano Municipal de Turismo, a Câmara Municipal pretende potenciar dinâmicas de reforço que permitam a consolidação da nova imagem e identidade do Concelho de Vizela, como destino turístico privilegiado, experienciando os segredos de um vale recheado de saberes, sabores, prazeres e tradições caraterísticas.

Padrão do Tratado de Tagilde – resenha

A história de Portugal e da Europa tem o seu berço em Tagilde. O Tratado da Aliança entre Portugal e Inglaterra, ou Tratado de Tagilde, assinado a 10 de Julho de 1372, entre Portugal e Inglaterra, na Igreja de São Salvador de Tagilde, sela uma das mais importantes amizades políticas de Portugal e marca o início da mais velha aliança militar do mundo, que perdura até aos nossos dias.

Este Padrão foi implantado a 10 de julho de 1953, no topo do qual encontramos as pedras com os símbolos dos reinos de Portugal e Inglaterra.

Representando o reino de Portugal, estaria o Rei D. Fernando e pelo reino de Inglaterra, estariam em sua representação os Duques de Lencastre. Portugal comprometia-se a ajudar João de Gante, Duque de Lencastre, contra Henrique II de Castela.