Projeto “Fora de Horas” vence o Concurso de Ideias Municipal de Vizela

O projeto “Fora de Horas” da Escola Profissional Cenatex venceu o concurso de Ideias Municipal de Vizela, organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave.

A final do 1.º Concurso de Ideias Municipal realizou-se na passado dia 23 de maio, na Casa das Coletividades e contou com a participação de duas turmas do Curso técnico de Fotografia, do 10º e 11º ano da Escola Profissional Cenatex de Vizela, em que foram apresentados a concurso um total de cinco projetos de negócio.

O primeiro prémio do concurso foi atribuído ao projeto ‘Fora de Horas’, dinamizado pelos alunos Carla Ribeiro, Rui Cunha e Susana Vale, do 10º ano de Fotografia da Escola Profissional Cenatex de Vizela.

Este projeto inovador visava a criação de um Infantário noturno, atendendo assim às necessidades dos pais que tem horários diferentes do horário comercial e também às pessoas que não tenham com quem deixar ficar os seus filhos à noite, ou até aos pais que querem um “tempinho” só para eles para uma saída de  lazer…

‘Take You There’ foi o projeto vencedor do segundo prémio, apresentado por João Baptista e Fábio Fernandes, do 11º ano de Fotografia da Escola Profissional Cenatex de Vizela.

“Take You There é um projeto que pretende contribuir para a diminuição da sinistralidade rodoviária, principalmente dos jovens que saem à noite. Sob o lema “Se não podes ajudar todos, ajuda os que puderes!”, os alunos João Baptista e Fábio Fernandes pretendem criar uma empresa que leve o cliente ao seu destino no seu próprio veículo. A ideia é que os jovens se possam continuar a divertir e que ao mesmo tempo seja garantido que chegam a casa em segurança.

O terceiro prémio foi atribuído a Lucília Simões e Sandra Oliveira do 11º Ano de Fotografia da Escola Profissional Cenatex de Vizela, com o projeto ‘Food Ball’.

“Food Ball” foi uma ideia que nasceu da preocupação que as alunas Sandra Oliveira e Lucília Simões têm para com os cães abandonados e mal nutridos. As alunas pretendem criar uma receita “caseira” de biscoitos que possam ser consumida pelo animal e pelo dono, por exemplo quando vão passear. O produto é totalmente desprovido de químicos, embalado em material reciclável e vendido sob o conceito low cost.

Os projetos de negócio apresentados foram avaliados por um júri, a saber: a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vizela, Dra. Dora Gaspar, o Vice-Reitor da Universidade do Minho, Dr. José Mendes, o sócio-gerente da Macosmi e vencedor do prémio de empreendedorismo, Sr. José Machado, e a representante da ACIV, Dra. Lurdes Gonçalves.

Esta final contou com a presença do Presidente da Câmara, que realçou que “Esta é mais uma iniciativa inserida na nossa estratégia política de desenvolvimento económico e social local, em benefício de toda a comunidade vizelense”.

“O empreendedorismo tem de ser um desafio à resiliência! Um investimento sólido e refletido! O enfoque no sistema educativo e formativo, como transmissor de competências empreendedoras, e o desenvolvimento das capacidades individuais, enquanto fator valorativo de diferenciação, consumam as nossas prioridades de intervenção”, afirmou o Edil.

O projeto vencedor do Concurso de Ideias Municipal de Vizela irá disputar a final intermunicipal a realizar no próximo dia 7 de junho, em Guimarães.